WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.
Olá, como posso ajudar?

DISTRITOS SÃO DESTINOS IDEAIS PARA QUEM PROCURA BELEZAS NATURAIS E SOSSEGO

DISTRITOS SÃO DESTINOS IDEAIS PARA QUEM PROCURA BELEZAS NATURAIS E SOSSEGO


Matéria do Jornal Fala Galo de Arraial do Cabo

Ano II – No. 13 – Janeiro/2017


Mesmo em alta temporada, é possível desfrutar de praias e lagoas longe do tumulto habitual de verão.

Conhecida como a capital do Mergulho, Arraial do Cabo guarda belezas naturais de tirar o fôlego. Praias de água cristalina, areia branca, abundante fauna-marinha, pôr-do-sol e paisagens estonteantes.

O que muitos ainda não sabem, é que Arraial do Cabo é muito mais do que o que encontramos ao atravessar o pórtico da cidade. Para quem só visita de passagem, vale a pena dedicar alguns dias para conhecer as belezas naturais dos distritos. Monte Alto, Figueira, Parque das Garças, Sábia, Pernambuca, Novo Arraial e Caiçara guardam paraísos que merecem a mesma atenção e admiração dos que já conhecemos em Arraial.

A região de Massambaba atravessa três cidades: Arraial do Cabo, Araruama e Saquarema, e a restinga abriga diversas lagoas, além da maior porção de vegetação litorânea preservada no estado do Rio de Janeiro. É banhada pela lagoa de Araruama, a maior massa de água hipersalina do estado permanente do mundo, e pela Praia de Massambaba que, por ser tão extensa, recebe  nomes diferentes em cada localidade e guarda belezas especiais em cada ponto.

A região é considerada ideal para a prática de esportes náuticos e excelente para a prática do surf, com águas frias e transparentes. No futuro, poderá ser uma das regiões de turismo mais valorizadas do Brasil devido aos projetos de resorts a serem construídos na região, a sua proximidade ao Aeroporto Internacional de Cabo Frio e ser a área da Região dos Lagos de interseção com a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O que torna a região ideal para esportes náuticos são as pontas, esporões e penínsulas, que são acidentes e formações características da Lagoa de Araruama, tornando-a uma das melhores raias do mundo para práticas de esportes náuticos como o Windsurf e Kitesurf, o que faz com que encontremos diversas escolas dos esportes ao longo dos distritos. Um dos locais considerados mais belos da lagoa é a Ponta da Alcaíra (ou Arubinha)com 5 km de extensão localizada no distrito de Pernambuca. “As característica da lagoa e o vento favorável fazem daqui o maracanã dos esportes náuticos”. – Afirma Adriano Guimarães, 49 anos, morador de Niterói e praticante de Kitesurf, que viaja para praticar o esporte na lagoa sempre que possível.

Outro ponto onde a visita é indispensável é a Praia do Pneu, um recanto calmo e protegido do vento pelas Casuarinas que cercam a Lagoa de Araruama. A praia abriga um barracão de madeira que serve de quiosque e é point de turistas e moradores que curtem o local.

Por guardarem paraísos ainda pouco explorados por moradores e turistas, os distritos são a solução perfeita para quem procura belezas naturais e sossego mesmo durante a alta temporada, podendo desfrutar de praias e lagoas, além de ser ideal para quem quer praticar esportes náuticos e surf e guardar lindos registros em fotografias e na memória.